Porque a palavra feira foi adotada para usar nos dias da semana? Leer más: Porque os dias da semana tem o nome de feira

Porque a palavra feira foi adotada para usar nos dias da semana?

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

Leer más
Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.Feira vem de feria (= dia de descanso) porque as feiras costumavam ocorrer nesse dia, Domingo. Então contam-se os dias em relação ao Domingo.

Quem inventou a segunda-feira

Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a segunda-feira era dedicada a divindade romana Diana (essa por sua vez inspirada na deusa grega Ártemis).

Lunes: a segunda-feira tem seu nome inspirado no latim Lunae (dia da lua). A palavra lua é traduzida para o espanhol como luna. Martes: a terça-feira tem seu nome inspirado no planeta Marte.De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.Em geral, a segunda-feira foi rapidamente associada a palavras negativas como "tédio", "caos" e "cansaço". A sexta-feira foi associada a palavras positivas como "festa", "liberdade" e "libertação". Conclusão: a segunda-feira pode não ser realmente o pior dia da semana, mas muitas pessoas realmente acreditam que seja.

Lunes: a segunda-feira tem seu nome inspirado no latim Lunae (dia da lua). A palavra lua é traduzida para o espanhol como luna. Martes: a terça-feira tem seu nome inspirado no planeta Marte.

  Como fazer a tinta spray durar mais? Leer más: Como pintar com spray e não sair a tinta

Por que Segunda-feira e não Primeira feira

Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos – o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.

Já parou para pensar em por que o domingo não se chama primeira-feira “Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.

Segunda-feira, melhor dia da semana! Porque é o dia do recomeço, dia de traçar estratégias para ter uma semana com resultados superiores em relação à semana que passou. Comece sua semana com entusiasmo, vigor e coragem de levantar e escrever uma história diferente, com capítulos extraordinários.

Leer más

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.“Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.A culpa está mais no tédio e na ansiedade do que nos programas da TV. Em 1969, o Minnesota State Hospital, nos Estados Unidos, descobriu que, no domingo, algumas pessoas têm falta de entusiasmo semelhante à dos pacientes com depressão.Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos – o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.

Segunda-feira, melhor dia da semana! Porque é o dia do recomeço, dia de traçar estratégias para ter uma semana com resultados superiores em relação à semana que passou. Comece sua semana com entusiasmo, vigor e coragem de levantar e escrever uma história diferente, com capítulos extraordinários.A palavra é originária do latim dies dominicus ou dominica, que significa 'dia do Senhor, o domingo' (em vez do latim dies solis 'dia do sol'). Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (domingo), italiano (domenica), francês (dimanche) e em todas as línguas românicas.Lunes: a segunda-feira tem seu nome inspirado no latim Lunae (dia da lua). A palavra lua é traduzida para o espanhol como luna.Podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira. Numa tentativa de padronizar o primeiro dia da semana, em 2004, foi estabelecido pela Organização Internacional de Padronização na ISO 8601 que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).Dia do Sábado (Dia de Descanso) Joseph Smith Jr.Lunes: como o nome já sugere, a segunda-feira em espanhol remete ao único satélite natural da Terra, a lua. Também tem origem do termo em latim Lunae (“dia da lua”). Martes: do latim Martis, a terça-feira em espanhol é em homenagem ao planeta Marte e ao deus romano da guerra e guardião da agricultura.Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).

Origem dos nomes dos dias da semana

  Quando inicia os campeonatos estaduais 2022? Leer más: Quando começa os Campeonatos Estaduais 2022

Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a quarta-feira era dedicada a divindade romana Mercúrio (este por sua vez inspirado no deus grego Hermes).Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos – o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.

  Qual é a zona mais rica de São Paulo? Leer más: Qual é a zona mais nobre de SP